NOSSAS NOTÍCIAS
Avanço nos preços: falta de oferta ou excesso de demanda?
Vamos inicialmente à lei da oferta e da procura: se há excesso de um bem e/ou falta de demanda por este, o preço tende a diminuir. Caso exista falta de um bem e/ou muita procura pelo mesmo, o preço tende a subir.
Pois bem: o que estamos observando no setor lácteo neste início de 2023? Uma nova onda de avanço nos preços do leite e seus derivados... podemos concluir, então, que estamos diante da escassez do produto e/ou de muita procura por parte dos consumidores, certo?
Não exatamente! O avanço na rentabilidade da produção observado no segundo semestre de 2022, além da aceleração nos volumes importados — fator que deve permanecer presente nestes primeiros meses de 2023, visto a competitividade do produto estrangeiro neste momento —, nos sugerem aumento da disponibilidade de leite.
Seria o consumo, então, o fator predominante para o aumento dos preços dos lácteos nestas primeiras semanas de 2023? Mais do que isso, olhando para frente: com a manutenção da perspectiva de maior disponibilidade de leite, o consumo dará sustentação ao patamar mais elevado de preços? O que o consumidor deseja das categorias de lácteos hoje?
Site: www.milkpoint.com.br
Data: 02/02/2023