NOSSAS NOTÍCIAS
Você sabia que o milho é um dos grãos mais consumidos no mundo?
Pipoca, canjica, polenta, pamonha, curau, tudo isso e muito mais se faz com milho. E esse grão tão importante para a nossa alimentação e culinária é também estratégico para a agricultura e a indústria. Desde 2000, o Brasil mais que dobrou a produção.
Separamos para você algumas curiosidades sobre o milho que nunca passaram pela sua cabeça:
- É o único cereal nativo do Novo Mundo: A mais antiga espiga de milho (Zea mays) de que se tem notícia é datada de pelo menos 7.000 a.C. e foi encontrada por arqueólogos no Vale do Tehuacán, localizado no centro do México, e na Guatemala.
- Nem todo milho vira pipoca: O milho-pipoca (Zea mays everta) é apenas um dos tipos mais comuns do grão, junto com o milho-verde (ou doce) e o branco.
- Tem “primos” como o sorgo e o milheto: Quinto cereal mais plantado no mundo, atrás do trigo, arroz, milho e cevada, o sorgo pertence à mesma família do milho.
- Os EUA são o maior produtor mundial: Assim como a soja, os norte-americanos lideram a produção global de milho.
- MT, PR e GO lideram o ranking brasileiro: O milho é o segundo maior cultivo do País, atrás apenas da soja.
- Há 40 eventos de milho transgênico aprovados no Brasil: O milho é o grão com mais eventos transgênicos aprovados no País.
- É usado pela indústria em balas, chicletes, cerveja e até na salsicha: O milho é, literalmente, um prato cheio para a indústria de alimentos.
- Também produz etanol, adesivos, talco e fogos de artifício: Os subprodutos do milho têm uma infinidade de usos para além da indústria alimentícia.
- Faz bem à saúde: O milho é fonte de fibras e celulose (presentes na casca), carboidratos, proteínas, gorduras, amido, vitaminas A, do complexo B e E, aminoácidos e sais minerais como ferro, fósforo, potássio, cálcio e zinco.
Fonte: www.boaspraticasagronomicas.com.br
Data: 01/09/2020